Clinica Popular

Exames Laboratoriais Sorocaba Exame Toxicológico Sorocaba Eletrocardiograma Sorocaba



Clinica Popular em Sorocaba Endocrinologista Sorocaba Ginecologista Sorocaba



Exames Laboratoriais Sorocaba Exame Toxicológico Sorocaba Eletrocardiograma Sorocaba



Clinica Popular em Sorocaba Endocrinologista Sorocaba Ginecologista Sorocaba



Preparo de Exames


Preparo de Exames Exames Laboratoriais Sorocaba Exame Toxicológico Sorocaba Eletrocardiograma Sorocaba

Triglicérides

O que é?
Exame de sangue que mede os níveis de triglicérides (triglicerídeos), forma química pela qual a gordura orgânica (lipídios) é armazenada no organismo.

 

Para que serve?
Serve para avaliar o metabolismo das gorduras no organismo e também fatores de risco para doenças cardiovasculares.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de 12 horas.

 

Curva Glicêmica

O que é?
Também chamado de teste oral de tolerância à glicose, a Curva glicêmica é um exame de sangue feito, principalmente, para o diagnóstico do diabetes.

 

Para que serve?
A Curva glicêmica serve para medir a capacidade do organismo de processar uma quantidade excessiva de glicose (condição conhecida como hiperglicemia) em um determinado tempo. Este exame é usado, na maioria dos casos, para diagnosticar o diabetes.

 

Como é feito
Primeiro, é colhido sangue em jejum para verificar a taxa padrão de açúcar (glicose) no sangue. Em seguida, a pessoa ingere uma espécie de xarope contendo glicose e uma nova coleta de sangue é realizada após a ingestão em intervalos de tempos.


Preparo
Como é exigido jejum (de 10 a 12 horas) para a coleta comparativa, o exame deve ser feito pela manhã. Sob hipótese alguma o paciente deverá usar laxantes antes do exame. Também estão vetados fumo e atividade física ao longo do exame. Em caso de diarréia ou uso de medicamentos, é preciso informar ao profissional de saúde que está realizando o procedimento. A duração do exame pode chegar a cinco horas de acordo com solicitação médica. Portanto, deve-se levar em conta a possibilidade de passar boa parte da manhã no laboratório.

 

Glicemia Pós-Prandial

O que é?
Determinação dos níveis de glicose no sangue, duas horas após ingestão calórica de alimentos.

 

Para que serve?
É útil no controle do diabetes, no acompanhamento do diabetes gestacional e para avaliar risco de acidente cardiovascular.

 

Como é feito
É feita a coleta do sangue duas horas após almoço.

 

Colesterol Total e Frações

O que é?
Exame de sangue que mede as taxas de colesterol e de suas frações – HDL (o “colesterol bom”), LDL (o “colesterol ruim”). Produzida pelo fígado, essa substância está envolvida em diversos processos vitais do organismo e seu excesso no sangue está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Para que serve?
A avaliação dos níveis do colesterol permite ao médico detectar o risco aumentado de doenças cardiovasculares e adotar medidas para reduzir as taxas dessa substância no sangue. Isso pode ser feito com mudanças nos hábitos (alimentação pobre em gorduras e atividade física) ou com medicações específicas, como as estatinas.

 

Preparo
É necessário jejum de 12 horas. É recomendável evitar excesso de comida gordurosa nas últimas 48 horas e o uso de álcool nas últimas 72 horas antes do exame. O uso de remédios deve ser informado. 

 

Glicemia de JeJum

O que é?
Exame de sangue que mostra a taxa de glicose na corrente sanguínea com o organismo em jejum.

 

Para que serve?
Ao informar se os níveis do açúcar (glicose) coletados do sangue após jejum obedecem a uma determinada faixa de valores medidos em mg/dL (miligramas por decilitro), este exame é o primeiro passo laboratorial na investigação do diabetes. Serve também para acompanhar a doença, inclusive durante a gravidez.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

Hemograma Completo

O que é?
É o exame de sangue mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias (células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), leucócitos (células brancas, integrantes do sistema de defesa) e plaquetas (fragmentos de células produzidos na medula óssea, importantes no mecanismo de coagulação sanguínea). Os médicos usam os resultados do hemograma para diagnosticar e ou avaliar a evolução de uma doença.

 

Preparo
Não há necessidade de preparo prévio, nem mesmo jejum. Deve-se evitar exercícios físicos na véspera e informar se está tomando algum medicamento. Gravidez e menstruação também devem ser informadas, pois gera alteração no resultado exame.

 

Urina tipo 1

O que é?
Exame comum, que analisa a densidade, o PH, a glicose, as proteínas e diversos outros componentes da urina. É uma rotina de qualquer check-up.

 

Para que serve?
Ajuda na investigação de infecções e/ou disfunções do sistema urinário e também no controle de doenças hipertensivas e metabólicas (como diabetes).

 

Preparo
Colhe a primeira urina da manhã, ou estar no mínimo duas horas sem urinar, desprezando o primeiro jato. Evitar exercício físico intenso e informar do uso de medicamentos.

 

TSH, T4 e T3

O que é?
Exame que analisa o TSH, hormônio produzido por uma glândula situada na base do cérebro, a hipófise. Ela regula a produção dos hormônios da tireoide (T3, a Triodotironina; e T4, a Tiroxina).

 

Para que serve?
O exame serve para avaliar a função da tireoide e seu mecanismo regulador.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

VDRL (Sífilis)

O que é?
Exame de sangue que auxilia o médico no diagnóstico da sífilis, uma doença sexualmente transmissível.

 

Para que serve?
O VDRL investiga a presença, no sangue, da bactéria Treponema Pallidum, causadora da Sífilis.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

HPV

O que é?
A sorologia para HPV é um exame de sangue que detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Transmitido por via sexual, ele é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero.

 

Para que serve?
O teste é usado para detectar o vírus HPV, auxiliar as decisões de tratamento e de prognóstico de pacientes infectadas e para o acompanhamento de infecções persistentes causadas por este vírus.

 

Preparo
A paciente deve fazer abstinência sexual de três dias, evitar o uso de cremes ou óvulos vaginais na semana que antecede a coleta, que não deve ser feita no período menstrual. No dia da coleta estar sem banho e sem urinar.

 

Hepatite B

O que é? 
A hepatite B é uma doença contagiosa do fígado que varia de gravidade, de moderada durando algumas semanas, até grave para toda a vida. Essa doença é decorrente de infecção pelo vírus da hepatite B. Hepatite B pode ser aguda ou crônica. A Hepatite B aguda é uma doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros 6 meses depois da exposição ao vírus. A infecção aguda pode se transformar em crônica. A Hepatite B crônica é uma doença de longa duração que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas. 

 

Hepatite C

O que é?
Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois. Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles. De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Causas
A hepatite C é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.


Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas. 

 

Hepatite A

O que é?
Infecção provocada pelo vírus da Hepatite A (VHA) que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.
A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, sendo mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico, e incida, principalmente, em crianças e adolescentes (50 por cento dos casos acontece antes dos 30 anos).
Nos países ocidentais, com a melhoria das condições de higiene, somos expostos cada vez mais tarde a esta doença considerada aguda, mas que se cura rapidamente na maioria dos casos (ao fim de cerca de três semanas) sem necessitar de internamento hospitalar ou de um tratamento específico e sem deixar vestígios: após a cura, o vírus desaparece do organismo e surgem anticorpos protetores que impedem uma nova infecção, por isso, não existem portadores crónicos.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

Teste de Gravidez (HCG) Quantitativo

O que é?
É um exame da dosagem das quantidades da fração beta de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG) na corrente sanguínea.

Para que serve?
A dosagem sanguínea da fração beta do HCG é o meio mais confiável para diagnosticar uma gravidez e pode indicá-la já no primeiro dia de atraso menstrual. Os níveis de beta HCG começam a subir após oito dias da fecundação.

Preparo
Não é necessário jejum

 

Tipagem sanguínea ABO e sistema Rh

O que é?
Exame de sangue que identifica o tipo sanguíneo e o fator Rh.

 

Para que serve?
Com a determinação do tipo sanguíneo e do fator Rh é possível avaliar casos de transfusão de sangue e também a eritroblastose fetal – quando a mãe tem RH negativo e o filho, positivo. Na primeira gravidez, geralmente, não há problema. Na segunda, no entanto, o sistema imunológico da mãe produz anticorpos com mais rapidez e em maior quantidade e o sangue da mãe (RH negativo) no contato com o do filho (RH positivo) pode resultar em aborto.

 

Preparo
Não é preciso jejum. 

 

Creatinina

O que é?
É um exame de sangue que mede os níveis da creatinina, substância que resulta do metabolismo da creatina, reconhecida como essencial para a energia muscular.

 

Para que serve?
É um importante indicador das condições dos rins, sobretudo para avaliar sua capacidade de filtração. Valores aumentados apontam diminuição da função renal, desidratação, obstrução do trato urinário ou doenças musculares.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.
Exercícios físicos muito intensos antes do exame podem alterar o resultado.

 

Uréia

O que é?
Exame que detecta os níveis de ureia, substância resultante do metabolismo das proteínas, produzida no fígado, a partir da amônia.

Para que serve?
É importante indicador para avaliar o funcionamento dos rins, mas também dá informações a respeito da ingestão de proteínas.

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

Transaminase Glutâmico Oxalacética (TGO)

O que é?
Exame de sangue que mede os níveis da enzima transaminase oxalacética (TGO), também chamada de aspartato aminotransferase (AST), encontrada em órgãos como fígado, coração, pâncreas, além de hemácias e músculos esqueléticos.

Para que serve?
Serve para auxiliar o diagnóstico de várias doenças. Em níveis elevados, pode indicar infarto do miocárdio, hepatite aguda, mononucleose infecciosa, infiltração hepática por linfoma e leucemia, cirrose hepática, pancreatite aguda, entre outros. Quando seu nível diminui pode representar má nutrição, deficiência de vitamina B6, uso de contraceptivos orais ou falência renal.

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP)

O que é?
É um exame que analisa os níveis da enzima transaminase glutâmico pirúvica (TGP), também chamada de ALT (alanina aminotransferase). Ela é encontrada praticamente apenas em células do fígado, portanto, é mais específica do que a enzima TGO, que pode ser encontrada também em outros órgãos do corpo.
 
Para que serve?
Serve para investigação das funções hepáticas e de hepatites virais, cirrose, insuficiência cardíaca, isquemia do fígado e câncer do fígado. Seu nível também é alterado em caso de uso exagerado de bebidas alcoólicas, drogas e remédios.

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas.

 

Sódio e Potássio

O que é?
Exame de sangue que mede os níveis de sódio (Na) e o potássio (K) na corrente sanguínea.​

 

Para que serve?         
A medida destas duas substâncias permite avaliar a função renal, o equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial.​

 

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas. 

 

Micológico Direto

O que é?
Exame que pesquisa a presença de fungos na pele por meio da análise de minúsculos fragmentos retirados da pele, dos cabelos ou das unhas.​

 

Para que serve?
Identifica a presença de fungos patológicos que podem habitar pele, unhas ou cabelos, causando micoses.​

 

Preparo
O paciente não deve estar usando antimicóticos tópicos (como pomadas) ou sistêmicos (como comprimidos). O uso de qualquer tipo de antimicótico ou antisséptico no local a ser realizado o exame pode gerar um resultado falso-negativo. Não lavar o locar no dia da coleta e se for das unhas dos pés, não estar calçando sapato fechado. Das unhas das mãos, não usar esmalte.





Compartilhar: