Clinica Popular

Clinica Popular em Sorocaba Endocrinologista Sorocaba Ginecologista Sorocaba

Clinica Popular em Sorocaba Endocrinologista Sorocaba Ginecologista Sorocaba

Check-up médico: Quando fazer

Check-up médico: Quando fazer Exames Laboratoriais Sorocaba Exame Toxicológico Sorocaba Eletrocardiograma Sorocaba

O check-up médico corresponde à realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas, por exemplo.

A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral ou médio que acompanha o paciente e varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças na família. Assim, normalmente é indicado que a realização dos exames seja feita na seguinte frequência:

• Adultos saudáveis: a cada 2 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer: a cada 6 meses;
  • Pessoas com fatores de risco para alguma doença, como pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado: 1 vez por ano.

É importante também que pessoas que tem risco de problemas cardíacos devem ter atenção especial à saúde, sempre estando atentos a alterações no organismo, com cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.

1. Check-up para mulheres

No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo. Saiba quais são os exames ginecológicos normalmente solicitados.

2. Check-up para homens

É recomendado que os homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA. Veja como entender o exame PSA.

3. Check-up para fumantes

No caso dos fumantes, por exemplo, além dos exames normalmente solicitados, é recomendada a dosagem de alguns marcadores tumorais, como alfafetoproteína, CEA e CA 19.9, espirometria com avaliação de função respiratória, eletrocardiograma com prova de esforço e análise de expectoração com pesquisa de células cancerígenas.